top of page
Buscar

Thank you and goodnight - The Marvelous Mrs.Maisel chegou ao fim

A melhor série que vi nos últimos anos chegou ao fim. Divertida, com uma história única, um elenco incrível e um figurino de fazer inveja, "The Marvelous Mrs.Maisel" é uma série de comédia que estreou em 2017 e acompanha a vida de Midge e da sua família ao longo de cinco temporadas.



Na primeira temporada, passada em 1958, vemos Joel a tentar a sua sorte no mundo da comédia. Midge, a sua mulher, de forma a que ele consiga um lugar para atuar no clube, leva sempre um assado para subornar a manager. Midge acha que ele tem piada, mas a verdade é que ele copia todas as piadas de um comediante famoso. Até que, um dia, Midge descobre que o marido anda a dormir com a secretária. Cheia de raiva e uma coragem repentina, vai até ao clube de comédia e desabafa sobre a sua situação, conseguindo mais gargalhadas e aplausos do que Joel em todas as suas atuações.


Susie Myerson, a manager do clube, vê na atuação improvisada de Midge alguém que pode ser uma estrela. Mãe a tempo inteiro e proveniente de uma boa família judaica, Midge ignora o que Susie lhe diz e tenta voltar à sua vida normal, sempre com aquele bichinho do que aconteceu naquela noite. Até que não consegue ignorar mais aquela vontade de ir a palco, e aceita perseguir uma carreira no mundo do stand-up, um meio quase exclusivo de homens. Susie vira a sua manager e as duas tornam-se inseparáveis. As suas interações são hilariantes e a conexão que estabelecem é inesperada e genuína.


Quando entra no meio da comédia, Midge encontra muita resistência por parte dos seus pais, já que "não é de bom tom" uma mulher separada andar por clubes noturnos a falar da sua vida, deixando as crianças com eles. Mas Midge resiste e persiste, dando uma volta enorme à sua vida. As intenções entre os pais da Midge e a Susie são comedy gold, com diálogos e silêncios muito bem executados e que refletem bem o papel de cada um deles na série. De facto, o Abe e a Rose (pais da Midge) são das personagens mais adoradas pelos fãs da série, cada um com uma personalidade bem vincada e com papéis importantes que vão evoluindo conforme o seu desenvolvimento ao longo das temporadas. Numa comparação que a minha cabeça sugeriu: fazem-me lembrar os pais da Lorelai em Gilmore Girls, um tanto ou quanto metediços, não compreendem bem as decisões da filha, mas têm boas intenções.


Ao longo das temporadas, vemos a Midge a batalhar para conseguir o seu lugar como comediante, a ignorar aqueles que lhe dizem para parar e a romper estereótipos. Ao seu lado, vemos a Susie a construir uma carreira como manager de talentos, a agenciar novos clientes e a nunca deixar que Midge desista. Vemos também uma grande evolução de caracter por parte do Joel - sim, posso dizer que comecei a série a achar que era um canalha e acabei a gostar dele. Também os pais de Midge encontram novos sonhos e acabam por apoiar a carreira da filha. Acho que as personagens mais “negligenciadas” são mesmo os filhos de Joel e Midge, tanto a nível de tempo de ecrã como pelos próprios pais.


Imagens muito bem construídas, humor e drama na medida certa e momentos que ficam na memória - como o discurso do Abe sobre a Midge numa conversa com amigos na última temporada. A série ganhou vários prémios, incluindo os Emmys para melhor série de comédia e melhor atriz de comédia. Se estão à procura de uma série realmente boa, inteligente e que vos envolva, experimentem “The Marvelous Mrs.Maisel” and thank me later.

bottom of page