top of page
Buscar

Insight Timer: parar, respirar, sentir

2020 foi um ano, no mínio, desafiante. Com tudo o que estava a acontecer, acabei por experimentar e recorrer a várias técnicas que me pudessem ajudar a lidar com a ansiedade e com a minha saúde mental em geral.


Em conversa com amigas, fiquei a conhecer a Insight Timer. Esta aplicação tem como propósito ajudar as pessoas a refletir, relaxar e meditar, tirando uns minutos do seu dia para isso. Séptica a tudo o que prometa ajudar as pessoas a relaxar, decidi mesmo assim dar uma oportunidade a esta aplicação.


A Insight Timer tem várias opções de meditações guiadas, cursos de variadas temáticas, a possibilidade de escutarmos músicas relaxantes e um timer - que talvez seja mais indicado para quem já medita frequentemente – para que o usuário faça a sua própria reflexão.


Confesso que gostaria de me dedicar mais à aplicação. Nem sempre tiro uns minutos do meu dia para refletir, mas realmente vejo uma pequena diferença quando o faço. A minha opção favorita da aplicação é, sem dúvida, as meditações guiadas, já que são bastante eficientes, rápidas e cumprem o propósito que me levou a instalar a aplicação.


Para além dos recursos de meditação, a Insight Timer permite ainda criar círculos de meditação coletiva, enviar mensagens positivas a outros membros e receber/enviar pedidos de amizade. Ainda não explorei muito esta área da “comunidade” (por assim dizer), mas juntei-me este mês a um círculo de meditação em grupo, o que espero que me traga mais motivação para meditar todos os dias.


O download da aplicação é gratuito, bem como grande parte dos recursos disponíveis. Para quem vê a meditação como algo complicado ou sem grandes potencialidades, ou simplesmente gostaria de experimentar, aconselho esta aplicação. Cada um de nós tem um ritmo e, com a Insight Timer, sentimos que ele é respeitado.




bottom of page