top of page
Buscar

“Act as if what you do makes a difference. It does”

Este é o espaço para o qual este blog foi criado. Para tentar compartilhar coisas que me vão passando pela cabeça, já que isso nem sempre é fácil para mim.


No entanto, como já antevia, não está a ser fácil encontrar um tema sobre o qual eu me sinto suficiente à vontade para “me expor”. Não há problema. O passo de criar o blog já foi suficientemente significativo, pelo menos por agora.


Assim, decidi ir ao Google e procurar citações. No meio das nossas opiniões e pontos de vista, acabamos sempre por mostrar um bocadinho daquilo que somos. “Act as if what you do makes a difference. It does”, atribuída a William James, é a frase de hoje.





Acredito muito nisto, que o que fazemos tem impacto. Não estou só a falar de coisas negativas das quais advém consequências negativas. Também as nossas ações positivas, ou mesmo aquelas em que nem pensamos, podem ter repercussões que vão para além da nossa perceção.


Esta frase pode ser interpretada à luz de várias temáticas: reciclagem, relacionamentos, oportunidades de emprego, solidariedade, …. Acho que vou pelas pessoas, já que é assim que olho para os relacionamentos.


Tenho dificuldade em abrir-me com pessoas, em deixar alguém entrar na minha vida. Mas são estes gestos, a forma como as pessoas agem sem se darem conta, que me amarram. Lembro-me particularmente de uma amizade que começou por coisas que a pessoa fazia, sem notar o impacto que essas coisas tinham em mim. Fiz questão de lhe dizer, mais tarde, que os seus pequenos gestos foram o principal motivo por a ter deixado entrar tão facilmente.


Tratar toda a gente com respeito e amabilidade. Coisa básica, não é? Pois, talvez não, já que nem toda a gente é respeitosa e amável. A forma como tratamos as pessoas e os nossos gestos são realmente o que nos definem. Um “bom dia”, “por favor” e “obrigada” são palavras tão simples, mas parece que não fazem parte do léxico de muitas pessoas. Que o diga quem trabalha em comércio e restauração.


No fundo, devemos agir e ter em consideração como é que essas ações vão influenciar/afetar as pessoas à nossa volta, e pedir desculpa sempre que não agimos corretamente. Parece básico, como já disse. Mas pode ter um grande impacto.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page