top of page
Buscar

1998 foi há 25 anos!

Post Convidada: Sofia Leite

Quando a minha querida Sara me convidou para escrever para o blog dela, confesso que me surgiram mil e uma ideias. Tenho interesse em tantas coisas sobre as quais gostaria de partilhar: gatos, universidade, relação à distância, pressão para exercer a área dos meus estudos, vida no geral. No entanto, a realidade de fazer 25 anos em 2023 foi o que realmente se sobressaiu. Pois, 1998 foi há 25 anos! Por isso, aqui ficam os melhores e mais marcantes momentos de 1998!


1. Expo98

Porque o que é nacional, é bom, começamos pelos momentos de maior destaque em Portugal. E começamos logo pelo mais marcante: a Expo98. Eu ainda não tinha idade para me recordar deste evento, que atraiu milhões de pessoas ao nosso país. No entanto, já visitei algumas vezes a zona envolvente onde decorreu a Expo98. Segundo dados, entre maio e setembro de 1998, cerca de onze milhões de pessoas de todo o mundo visitaram a Exposição Universal dedicada aos oceanos (não fossemos nós a imagem dos Descobrimentos). O evento contou com a participação de 143 países e foram bastantes as atividades que decorreram ao longo dos quatro meses, desde exposições, concertos, teatro, dança e poesia. O maior ponto de atração foi o Oceanário, que, na altura, era o maior aquário interior da Europa.


2. Ponte Vasco da Gama

Dois meses antes de se dar início à Expo98, Portugal inaugurou a segunda ponte sobre o Rio Tejo: a Ponte Vasco da Gama. Segundo as minhas pesquisas, a ideia da construção de uma nova ponte sobre o Tejo já estava a ser planeada, mas a Expo98 deu o empurrãozinho que faltava para que se avançasse para a realização do projeto. O ponto alto da inauguração (e que eu achei mais curioso) foi terem servido feijoada a quinze mil pessoas, que estavam dispostas em mesas ao longo da ponte.


3. José Saramago

1998 não poderia acabar sem um momento histórico. A 10 de dezembro, José Saramago foi galardoado com o prémio Nobel da Literatura, tornando-se o segundo português a concretizar este feito. O primeiro Nobel português foi Egas Moniz, em 1949, na categoria de Medicina. José Saramago foi o primeiro escritor de língua portuguesa a receber o prémio. O autor faleceu em 2010, em Espanha, mas durante a sua carreira escreveu cerca de 40 obras, entre as quais “A Jangada de Pedra”, “Ensaio sobre a Cegueira” e “Memorial do Convento”, que tanto trabalho me deu no ensino secundário.



4.Titanic

Lá por fora e mais especificamente nos Estados Unidos, talvez um dos maiores acontecimentos tenha sido a estreia do filme Titanic. É um filme que, pessoalmente, gosto, apesar da história trágica que retrata. Na América, a estreia aconteceu em dezembro de 1997, mas em Portugal, o filme só chegou às salas de cinema em janeiro de 1998. Na altura, a longa-metragem foi um sucesso de bilheteiras, com um total de 2,2 mil milhões de dólares, tornando-se no primeiro filme a arrecadar mais mil milhões de dólares a nível mundial.

Para a celebração dos seus 25 anos, o Titanic será relançado a 10 de fevereiro de 2023 na plataforma digital Paramount e internacionalmente pela Walt Disney Studios Motion Pictures, com uma “renderização 3D 4K HDR remasterizada”.


5. Sex and the City

No blog da Sara, não poderia não falar de Sexo e a cidade! A série foi lançada em 1998, mas eu só a vi em 2022, por recomendação da Sara! Não te poderia agradecer mais, amiga! O título pode inquietar os mais púdicos, mas a série não se baseia só nisso. Na verdade, é muito mais que isso. A história de quatro amigas, a descobrir a vida, os dissabores, as alegrias, o crescimento pessoal e profissional, sempre juntas. Lá pelo meio, vem o sexo, que faz parte da vida e da descoberta.

Há quem, que tal como eu, não sabia da existência da série e só tinha ouvido falar em “Sexo e a Cidade” por causa dos filmes, mas se quiserem a minha humilde a opinião, a série é mil vezes melhor, com mais qualidade e mais conteúdo, que nos faz parar e repensar em muita coisa à nossa volta.

Em 2022, saiu a sequela “And Just Like That” (que claramente eu já vi), um regresso tão esperado pelos fãs e que pode dividir opiniões. De qualquer das formas, eu fiquei apaixonada pela série, por isso, recomendo muito a que vejam e revejam e agradeço à Sara por ter feito o mesmo comigo. Amiga, ainda não te tinha agradecido?


6. Eurovisão

A 43ª edição da Eurovisão realizou-se a 9 de maio de 1998, em Birmingham, no Reino Unido. Israel foi o país vencedor, com Dana International, com a canção “Diva”. A participação da cantora ficou para a história do concurso, atraindo muita atenção, pela sua mudança de sexo. Dana tornou-se a primeira artista transexual a entrar na competição. Para nós, atualmente, parece algo banal, mas, em 1998, era um passo em frente na luta para quebrar barreiras, tabus e sexismos.

A representar Portugal, tínhamos a Alma Lusa, com a música “Se eu te pudesse abraçar”, que alcançou o 12º lugar na final.


7. Cher

Depois de três anos sem novidades a nível musical, a emblemática diva Cher lançou o seu single de maior sucesso “Believe”, em 1998. O álbum com o mesmo nome ficou marcado pelas músicas de estilo dance e atingiu o top 10 em quase todos os principais mercados musicais do mundo. Foram comercializadas cerca de 10 milhões de cópias mundialmente e tornou-se o álbum mais vendido de Cher, marcando o seu regresso, depois de uns anos mais adormecidos e menos positivos.


8. Frank Sinatra

Nem tudo foi positivo no ano de 1998. Os fãs disseram adeus a Frank Sinatra em maio desse ano. Após 82 anos, fez de tudo um pouco, desde música a representação, passando pelo empreendedorismo, ao criar a sua própria gravadora. Clássicos como “My way” e “New York, New York” são alguns dos legados da voz inconfundível de Sinatra, que ficam para a história e que, graças aos avanços da tecnologia, perdurará por muito tempo.


9. Google

Em pleno 2023, a tecnologia é algo que faz parte do nosso dia a dia. As crianças nascem praticamente a mexer em tablets e telemóveis. Essa não era a realidade há 25 anos. Em 1998, nasceu o Google, como empresa, o motor de pesquisas mais conhecido e talvez o mais usado no mundo. O Google foi concebido por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes de doutoramento da Universidade de Stanford, na Califórnia e tudo começou numa garagem, antes de chegar aos dias atuais. Page e Brin recorreram à tecnologia PageRank para desenvolver um motor de pesquisas online, que analisava os diferentes sites e apresentava aqueles que eram mais relevantes para cada pesquisa.

Fun fact (like Sheldon): “O nome Google vem de «googol», o termo para o número formado pelo algarismo 1 e cem zeros”.

Muitos nem se devem lembrar das versões antigas. Pois, mas eu lembro. A primeira vez que utilizei um computador e o Google foi na escola primária, em 2004. Achava aquilo de outro mundo (e naquela altura era)!


10. The special one

E o momento mais marcante de 1998 foi sem dúvida… o meu nascimento e da maioria das minhas amigas! Brincadeiras à parte, a verdade é que já se passaram 25 anos para mim e para as minhas amigas, que me tem acompanhado nesta aventura da vida. Umas apareceram mais cedo, outras mais tarde, mas temos construído boas memórias. Modéstia à parte e desculpem-me quem não nasceu em 98, mas este foi, sem dúvida, um bom ano para nascer. Estamos ali quase na viragem do século e do milénio, tivemos a oportunidade de ainda lidar com realidades mais antigas (isto para os miúdos de hoje em dia) e conseguimos acompanhar a evolução humana, social e tecnológica. Eu ainda me lembro de brincar com o walkman do meu pai, de jogar na Playstation 1 dos meus tios e dos primeiros IPhones. Hoje em dia, parece não se dar muito valor às coisas, porque temos tudo e tudo nos parece tão banal, já nenhuma evolução nos surpreende. Acredito que, apesar dos nossos pequenos 25 anos, já vimos e lidamos com muitas realidades, e isso permite-nos ser jovens adultos bem formados e conscientes das coisas que nos rodeiam. Feliz 25 anos a todos os jovens de 1998!

Comments


bottom of page