top of page
Buscar

“Indo eu, indo eu a caminho de…” - Alemanha

Em 2021 andei afastada do blogue, o que resultou em 0 posts sobre a minha viagem à Alemanha. Como faz hoje exatamente 1 ano em que embarcamos, venho falar-vos sobre isso.


Marcamos a viagem julho, mas só aconteceu em dezembro (face às contingências relacionadas com a COVID-19), o que a tornou ainda mais especial. Fui com a minha prima Filipa e íamos visitar a nossa prima Claúdia, que estuda canto lírico em Karlsruhe. Graças às linhas ferroviárias alemãs, conseguimos visitar várias cidades, o que foi maravilhoso para vermos como cada uma celebra o Natal.



10 de dezembro 2021

Saímos do Porto ainda bem cedinho, tendo voo direto para Karlsruhe – também não vos custa levantar da cama para viajar, pois não?


Fomos recebidas com neve e foi simplesmente incrível! Os passeios estavam bem branquinhos e foi a vez que mais neve vi a cair e a prender-se nos meus cabelos. Fiquei tão entusiasmada!


A Cláudia encontrou-se conosco no aeroporto e fomos diretas para o centro da cidade, onde ela mora. Comi pela primeira vez um kebab e que volta que deu à minha barrida! Ainda assim, não ia desistir de conhecer a cidade – amarrei um chã (que mais tarde virei sob mim) e continuamos caminho.


Vimos o mercadinho de Natal, com imensas guloseimas típicas, ornamentos feitos à mão e peças maravilhosas relacionadas com o Natal – como era o primeiro dia, resisti. Seguimos para o parque da cidade, sentamo-nos num café a beber um chã gelado (sim, gelado) e depois fomos ao supermercado buscar algo para jantar.


Voltamos para casa da Claúdia para planear os dias seguintes e fomos dormir, pois tinha sido um dia longo.



11 de dezembro 2021

Um dos destinos na minha bucket list era Nuremberga no Natal. E foi lá que fomos neste sábado! Eu estava super entusiasmada, mesmo sabendo que podia muitas coisas poderiam estar fechadas, devido ao vírus. Apanhamos o comboio em Karlsruhe e tivemos que fazer uma troca antes de chegar ao nosso destino – e que maravilhosa viagem de comboio, acompanhada de paisagens inacreditáveis de campos cobertos de neve.


Andamos muito a pé neste dia para conhecer o máximo possível. A cidade estava completamente coberta de luzinhas, barraquinhas com comida e de pequenos negócios, e decorações natalícias. O tradicional mercado de Natal de Nuremberga não foi montado devido à COVID-19, mas toda a cidade se transformou no mercado, de forma às coisas estarem mais desviadas.


Depois da parte baixa da cidade onde estavam as atrações de Natal, subimos para a zona do castelo, onde muitas das construções foram restauradas ao seu estilo original medieval, o que traz um charme único à cidade. Recomendo muito a visita!


No regresso a casa, como tínhamos de trocar de comboio em Estugarda, aproveitamos para apanhar um comboio tardio, de forma a podermos jantar na cidade e ver as luzinhas de Natal.



12 de dezembro 2021

Neste dia, a Cláudia tinha aulas de manhã, pelo que eu e a Filipa aproveitamos para descansar. Da parte da tarde, fomos até Baden-Baden e foi uma grande surpresa!


Andamos de um lado para o outro a tentar encontrar o mercadinho de Natal, mas, como era domingo, estava fechado! Tenham isto em atenção se um dia forem aos mercados de Natal na Alemanha. Ainda assim, fomos ver as pessoas a patinar na pista de gelo e demos com um cafezinho, onde nos sentamos a beber chã e a provar bolos típicos – nenhum era tão bom como os nossos.

Seguimos depois para a rua principal e fiquei de queixo caído! Os restaurantes de Baden-Baden são incríveis no que toca a decorações de Natal! Ursos mecânicos em banda a tocar canções, caixinhas de música, comboios, bonecos de neve, pai-natais grandes,… há de tudo! E valeu imenso a pena a visita!



13 de dezembro 2021

O dia em que eu e a Filipa nos aventuramos sozinhas, porque a Claúdia tinha aulas o dia todo. Apanhamos o comboio para Freiburg e passamos o dia a explorar a cidade. Mal cheguei, comprei um globo de neve que dava luzinhas numa loja local com ótimos preços – as decorações de Natal deste género são bastante dispendiosas na Alemanha. Vimos um dos parques da cidade e aproveitamos para almoçar como os alemães, que recorrem muito a janelas para a rua de pastelarias e restaurantes para almoçarem rapidamente – estava péssimo e fomos comer a outro sítio logo de seguida.


Alguns edifícios de Freiburg faziam lembrar os de Nuremberga e eu fiquei encantada! Passeamos pelas barraquinhas de Natal, visitamos algumas lojas e tentamos encontrar a melhor tarte de maçã da cidade – missão que a Cláudia nos tinha dado. Infelizmente, o café que ela tinha visitado estava fechado, pelo que procuramos uma alternativa. Demos com uma pastelaria pequenina, onde tivemos de usar o Google Translator e um senhor para comunicar com a dona da loja, mas valeu a pena, pois realmente esta tarte de maçã também era maravilhosa.



14 de dezembro 2021

Passamos este dia em Karlsruhe. De manhã, a Cláudia teve aulas, pelo que aproveitamos para fazer as malas e ir conhecer a escola dela. Almoçamos numa hamburgueria ótima (Hans Im GÜck) e demos uma voltinha no mercado de Natal, que é mesmo em frente. Como era o último dia antes de ir para casa, comprei uns bolinhos típicos para a minha família e um efeito super giro para colocar na árvore. Passamos ainda em algumas lojas como a H&M e a Primark para ver as coisinhas que tinham de diferente e acabei por comprar uns caderninhos fofos. Voltamos a casa, pois tínhamos voo em Frankfurt no dia seguinte – o que não aconselho, pois precisamos de vários transportes para lá chegar e a horas que ninguém funciona bem. Acabei por dormir duas horitas, mas no final, correu tudo bem.



Foi a minha primeira vez na Alemanha e a primeira vez que viajei na época natalícia. Adorei a experiência e quero repetir. Quem sabe 2023 me traga uma nova viagem natalícia…

Comments


bottom of page