top of page
Buscar

"One Italian Summer": review

“One Italian Summer” foi uma das minhas leituras do mês de junho - sim, tenho reviews atrasadas, ups. Escolhi este livro como parte do meu desafio do Tik-Tok, que tenho gostado muito de fazer e do qual podem saber mais aqui.


Por norma, eu não sei muito sobre os livros até os começar a ler, pelo que este livro não era aquilo que eu esperava que fosse. Pelo título, eu pensei que seria um romancezinho de verão passado em Itália - estava eu bem enganada. “One Italian Summer” começa, na verdade, numa nota bem pesada e que acaba por ditar todo o tom do livro.


A história começa com Katy, a nossa protagonista, que acaba de perder a mãe e está na iminência de um divórcio - como podem ver, pesado. Katy e a mãe tinham planeado uma viagem a Positano, uma vez que Carol passara lá um verão há 30 anos e guardava memórias muito especiais desse período da sua vida. Com a morte da mãe, Katy decidiu que iria fazer a viagem na mesma, pois queria, de alguma forma, estar mais perto dela e das memórias que esta tinha partilhado consigo e, quem sabe, ter algum sinal de como ela era há 30 anos.

A viagem a Itália dava também algum tempo para que Katy se afastasse do marido, com quem já não sabia se queria estar casada. Teria ela casado demasiado jovem? Teria sido impulsiva? O que é que ela queria fazer com a vida dela? Esperava que pelo menos Positano lhe desse todas as respostas que precisava.


Esta viagem à costa italiana é também uma viagem para o leitor, já que todas as descrições são incríveis e fazem-nos querer largar tudo e marcar um bilhete de avião. Mas não só as paisagens são maravilhosas, também a comida descrita nos faz crescer água na boca. De facto, acho que nunca o relato de um local me “levou” tanto para esse local - uma das formas de magia dos livros -, uma das razões pelo qual recomendei este livro no último post.


Foi uma boa leitura. Tenho pena que o tom inicial tenha ditado todo o livro, mas acredito que tenha sido mesmo essa a ideia da autora. Tal como já referi, as descrições da costa italiana são espetaculares, assim como as de comida. Existe uma pequena veia romântica neste livro, mas confesso que não adorei essa parte da história.


O que mais gostei: as descrições de Itália; o elemento surpresa do final; as reflexões feitas pela protagonista.

O que menos gostei: a parte do romance; o tom pesado de todo o livro.

Trigger warnings: morte; doença.

Pontuação final: 3/5 - esta foi a classificação que dei quando li, mas penso que, se classificasse agora, ela seria um pouquinho maior.

bottom of page