Face ao interesse que tenho no tema “moda sustentável”, decidi fazer uma pequena série aqui no blog onde esclareço alguns conceitos, dou conselhos sobre como comprar de forma mais consciente e sugiro marcas que podem ser interessantes acompanhar.
Introdução à moda sustentável:
Ouvimos várias pessoas a dizer que devemos comprar roupa de forma consciente. Mas afinal, o que significa isso e porque temos que o fazer?
Todos sabemos que estamos a esgotar os recursos do planeta a uma grande velocidade - bem, talvez não os negacionistas. São várias as causas para isto estar a acontecer, desde o aumento exponencial da população mundial ao consumo excessivo.
A indústria da moda é a segunda mais poluente, apenas ficando atrás da petrolífera. A quantidade de materiais, processos e transportes para fazer uma peça de roupa é maior do que imaginamos. E não, cada ser humano não tem apenas uma peça de roupa…
De facto, a quantidade de roupa que cada pessoa compra e deita fora é excessiva - só em Portugal, estima-se que se deitam fora 200 000 toneladas de roupa por ano (ver notícia). Um dos maiores problemas deste consumo, para além da quantidade de lixo que se produz, é também a fraca qualidade dos materiais (a maioria sintéticos), e a forma como as marcas satisfazem a demanda (procurando fábricas em países cujos trabalhadores não têm os seus direitos protegidos).
Faz todo o sentido falar de moda sustentável nos dias que correm, seja pelos diretos humanos, pela proteção do meio ambiente ou por questões económicas. No entanto, ainda existe alguma resistência a esta mudança, sobretudo por ideias preconcebidas como: não posso comprar roupa nova; não posso desfazer-me de uma peça; só posso comprar em marcas que são demasiado caras para mim; as peças feitas de forma sustentável são feias/básicas; a roupa em segunda-mão está estragada; não há problema em comprar na Shein, já que não sou eu que vou resolver o problema; não vejo vantagens em comprar peças feitas em Portugal.
Nesta série sobre moda sustentável, vou tentar desmistificar alguns destes conceitos e, quem sabe, ensinar e aprender alguma coisa. Espero que acompanhem!
Comments