Buscar

“Indo eu, indo eu a caminho de…” - Milão e Veneza

No fim de semana passado, eu e a minha família viajamos até Itália. Apanhamos um voo na sexta-feira de manhã e seguimos rumo a Milão. Como já tinha estado nesta cidade o ano passado e senti que não era uma cidade com muito para explorar, decidimos dedicar um dia das nossas mini-férias a conhecer Veneza.

Hoje, venho contar-vos como o fizemos, bem como deixar-vos algumas dicas sobre as duas cidades - não falarei de comida, uma vez que pretendo publicar um food guide brevemente.

Dia 1 - 9 de junho

Apanhamos um voo para Milão (Bergamo) no aeroporto do Porto, que, infelizmente, se atrasou cerca de meia hora. A cidade italiana tem vários aeroportos, sendo que o de Bergamo fica a cerca de 1h15 de distância do centro. Para lá chegarem, a forma mais barata de o fazerem é apanhar um autocarro - existem várias companhias que oferecem este serviço e o custo ronda os 12 euros. Nós não reservamos este serviço previamente e não existiu nenhum problema, uma vez que estavam constantemente a sair e a chegar autocarros.

Dica: a forma mais conveniente de circular no centro de Milão é comprar um bilhete diário do metro. Tem o custo de 7.8€ e podem usá-lo as vezes que quiserem durante 24 horas nas linhas 1,2 e 3 do metro.

Dois dias antes da nossa viagem, compramos bilhetes para subir às varandas do Duomo de elevador. Cada bilhete ficou a 15€, sendo que a descida deve ser feita a pé. Honestamente, não sei até que ponto esta atividade vale a pena - não há muito para fazer para além de observar e tirar fotografias -, além de que uma das fachadas estava em obras. Dizem que a vista sob a cidade é muito bonita, mas não há propriamente uma vista alargada da cidade, uma vez que a construção obstrui a maior parte da visão.

Seguimos por uma rua perpendicular ao rumo para almoçar e depois para a Galleria Vittorio Emanuele II. Existe um desenho de um touro no chão da galeria e dizem que, se calcarem os seus 🍅 e derem 3 voltas sobre eles, terão sorte. - Esta “tradição” era cumprida no dia 31 de dezembro, quando as pessoas se reuniam para dar uma volta sob o touro de forma a trazer boa sorte para o novo ano.

Apanhamos o metro para os arredores do Castelo Sforzesco, cuja entrada - à parte dos museus - é gratuita. Não existe propriamente muita coisa para ver, mas a traseira do castelo vai dar a um jardim público - e sendo eu uma adepta de visitar os jardins das cidades, gostei muito. Estava a decorrer um festival no jardim e várias atividades para crianças, ainda vi a Ponte das Pequenas Sereias e várias tartaruguinhas a nadar no lago. Na saída do parque (oposta ao castelo) vemos o Arco da Paz.

Antes de terminar o dia ainda queria ir ao Bosque Vertical, mas já não deu tempo, pelo que seguimos para jantar.

Dia 2 - 10 de junho

O segundo dia da nossa viagem foi dedicado a visitar Veneza. Apanhamos o comboio bem cedo na Estação Central de Milão e seguimos para a Estação de Santa Lucia. Como sabia que esta viagem durava cerca de 2h30, descarreguei um livro no Kobo, onde a história se passava em Veneza e foi uma ótima decisão, pois pude ler sobre vários sítios da cidade. Compramos os bilhetes ainda em Portugal e foi cerca de 40€ por viagem.

Veneza é uma cidade única, a sua construção sob a água traz-lhe charme e carisma, como nenhuma outra cidade onde tenha estado. Pontes, ruas estreitas e edifícios antigos estão presentes em cada esquina e apetece tirar uma fotografia a cada minuto. Andamos bastante, pelo que vou deixar alguns dos locais que visitamos:

• Ponte de Rialto

• Bridge of Sights

• Ponte dell’Academia

• Gelataria Suso

Para além disso, fizemos um passeio de gôndola. O preço destas viagens é “marcado”, pelo que praticamente todos os gondoleiros cobram o mesmo pelo mesmo tempo - 80€ cada viagem (não por pessoa). Também tivemos que atravessar uma margem quando fomos dar a um caminho sem saída, e o preço foram 2€ cada pessoa.

Dica: se quiserem ir à casa da banha e estiverem perto da estação de comboio, a utilização da casa de banho custa 1€. Embora deteste pagar para usar casas de banho, acredito que esta valha a pena já que fica mais barato do que ir a um café e comprar qualquer coisas, para além de que está uma senhora constantemente a limpar e colocar papel.

Dia 3 - 11 de junho

O terceiro dia de viagem foi também o de regresso, pelo que aproveitamos apenas a manhã.

Começamos o dia na Vinha de Leonardo da Vinci - cada bilhete é 10€ (+ taxas) e temos acesso a um audioguia digital. Podemos visitar a dita vinha e também o primeiro andar da casa a que ela agora pertence. Honestamente, as imagens da vinha dão a entender que é um espaço grande, mas isso não é verdade. De facto, embora o espaço seja muito bonito, apenas visitamos 3 salas e um jardim pequeno, onde a vinha está. Não vos aconselho a visita.

Depois da visita, seguimos para a praça do Duomo para dar mais um passeio no centro. Almoçamos, voltamos para o hotel para recolher as malas e seguimos para a Estação Central para apanhar o autocarro para o aeroporto.

Embora tenha sido uma visita curta, foi muito proveitosa. Foi bom voltar a Milão, embora não seja uma cidade particularmente marcante, e foi maravilhoso conhecer Veneza. Mal posso esperar pela próxima!