top of page
Buscar

#4 Dear diary,

Já sentiste síndrome do impostor? Eu já.


Síndrome do impostor é uma experiência psicológica em que sentimos que somos surpresa surpresa um impostor ou uma fraude. Faz com que duvidemos das nossas capacidades e faz-nos acreditar que não conseguimos fazer as coisas.


Principalmente desde que comecei a trabalhar, sinto que estou no Among Us - aquele joguinho da pandemia - e que a qualquer momento as minhas colegas vão votar em mim como impostora.


O nosso cérebro é muito complexo, realmente. De que me vale uma licenciatura, um mestrado, um estágio e ser utilizadora de redes sociais a nível pessoal e ter um blog se, naquele dia, o meu cérebro me quer fazer acreditar que eu não sei escrever, não sei fazer vídeos, não sei gerir redes, não sei fazer nada? Pois é, pois é.


E sabes o que é mais engraçado? Eu faço essas coisas todos os dias… então é lógico que - melhor ou pior -, eu sei fazer as coisas. Mas há dias em que isso não é prova suficiente para o meu cérebro. Há dias em que me podem dizer que estou a fazer bem as coisas que não vai adiantar, porque o meu cérebro não quer acreditar. Nesse dia, eu não sei fazer nada - mesmo se as estiver efetivamente a fazer.


Uma das piores coisas do síndrome de impostor - para além da constante falta de confiança - é não conseguirmos celebrar conquistas. É que nem te dás conta das pequenas vitórias que vais alcançado, porque estás sempre a pensar que não sabes fazer as coisas. E se te elogiam, desvalorizas. E isso é péssimo! Porque se alguém nos elogia, é porque realmente estamos a fazer bem as coisas; se conquistamos algo que queríamos há muito, devemos tirar um tempo para celebrar. Mais fácil dizer do que fazer, não é?


A verdade é que é importante percebermos que somos capazes e que não somos nenhum impostor - embora o sintamos. Nós somos capazes! - Sim, estou a escrever isto para me tentar convencer a mim.


Acho que todos sentimentos isto de vez em quando, seja no trabalho; em relações - não, aquela pessoa não vai descobrir que és má pessoa, porque não és -; ou na vida em geral - não fingimos todos que sabemos o que andamos a fazer? É por isso que eu acho super importante falarmos sobre isto, porque acaba por normalizar o que sentimos, percebemos que não somos só nós e que não estamos sozinhos. Validar o que sentimos, aprender sobre isso e partilhar com os outros. Talvez ajude - cruzem os dedos! ❤️


IMAGEM JOGO AMONG US


bottom of page