Gosto muito de cozinhar, pelo que faz todo o sentido partilhar aqui algumas receitas. Hoje, venho falar-vos do meu tiramisu desconstruído. Foi a primeira vez que o fiz, pelo que ainda faltam alguns ajustes, que vos darei conta ao longo da receita.
Ingredientes:
600 ml de natas
Meia lata de leite condensado
Creme de Avelã
Mascarpone
Biscoitos tipo champanhe ou próprios para tiramisu
Café - usei 5 cápsulas bem tiradas
Avelãs
Chocolate em pó
Comecei por, numa batedeira, bater os 600 ml de natas, 3 colheres de sopa bem cheias de creme de avelã, meia lata de leite condensado e o mascarpone. Uma das coisas que mudaria agora seria colocar menos mascarpone e mais leite condensado, e bater as natas primeiro separadamente. Aconselho que não coloquem todas as quantidades de uma vez, mas que as ajustem conforme o creme for ficando mais espesso.
Enquanto a batedeira batia o creme, fiz o preparado para molhar os biscoitos.
Usei 2 cápsulas de café bem tiradas e juntei uma colher de sobremesa com creme de avelã. Como os biscoitos que utilizei absorviam muito rápido o café, usei mais 3 cápsulas, às quais já não juntei o creme de avelã. Usei todos os biscoitos do pacote.
Num tabuleiro, coloquei uma camada de creme, seguida por uma camada de biscoitos, e assim sucessivamente até os biscoitos terminarem. Usei avelãs inteiras, chocolate em pó e fios de creme de avelã para decorar.
Levei este tiramisu durante 4 horas ao frigorífico e servi bem fresco!
Esta receita foi aprovada por unanimidade cá em casa! A minha disse que até preferiu este tiramisu ao que comemos na nossa viagem a Itália! Quando voltar a fazer, já sei que devo ajustar as quantidades - menos mascarpone - e bater as natas primeiro antes de juntar os outros líquidos!
E aqui fica a primeira receita neste blog! Espero que gostem! Se a colocarem à prova, partilhem comigo!
Comments