No final de dezembro, recebemos o Inverno, que veio em força com chuva, vento e bastante frio. Ainda que possam tornar os nossos dias mais aborrecidos, prefiro que as estações tomem o tempo delas, já que o calor que tivemos até novembro não é normal, e sim um sinal claro de alterações climáticas.
A verdade é que o inverno pode ser muito aborrecido, já que a maioria dos nossos planos têm de ser pensados para espaços interiores e, muitas vezes, para nossa casa – tal é a pouca vontade de sairmos do nosso aconchego. De forma a tentar combater o tédio, decidi compilar algumas ideias de coisas que podemos fazer no inverno (e não só), para que também possamos aproveitar esta estação da melhor maneira.
Ir ao cinema
Gosto muito de ver filmes e, embora também o faça em casa, no cinema sabe muito melhor. O cheirinho a pipocas, as pessoas a falar baixinho antes de começar, os trailers daquilo que está prestes a estrear e a qualidade do som e da imagem. O cinema é uma experiência comum, em que partilhamos os risos, o suspense e a surpresa com pessoas que nunca vimos, uma espécie de sala que une pessoas, ainda que por apenas 1h30. E um programa maravilhoso para fugir à chuva e frio do Inverno.
Experimentar uma receita
Nos dias que não nos apetece sair de casa, soltar a criatividade na cozinha pode ser um ótimo programa. Experimentar aquela receita que vimos no Tik-Tok, algo que sempre quisemos fazer ou mesmo tentar recriar o nosso doce favorito são formas de passar o tempo, divertirmo-nos e afagar o nosso estômago. Dado o clima invernoso, sugiro uns rolinhos de canela acompanhadas com um cappuccino.
Um dia de SPA
Em casa ou fora, um dia de cuidado e mimo pode ser maravilhoso para alegrar o nosso dia e melhorar os nossos níveis de stress. Em casa: usem aquele gel de banho super cheiroso, acendam umas velinhas, relaxem com a água quente, usem toda a vossa gama de skin care, bebam um chá tranquilizante, façam uma meditação, desliguem as notificações do telefone e tentem viver o momento. Fora: deixem-se guiar pelas ofertas do sítio que escolheram; ou marquem várias coisas diferentes para o mesmo dia como massagem, cabeleireiro e unhas – um dia só para vocês.
Pijama party
Quem disse que só os miúdos podiam fazer festas pijamas? Juntem o vosso grupo de amigos, tragam snacks – até podem fazer o desafio das cores do Tik-Tok -, joguem jogos (de bebida – se não forem conduzir - ou tradicionais) e passem uma noite diferente. Para além de se divertirem, vão estar bem quentinhos e esquecer-se da chuva lá fora.
Ir a um museu
Museus são ótimos espaços para passar dias de inverno. Estamos protegidos da chuva, (por norma) não está frio nem vento e enriquecemo-nos culturalmente. Podem fazer todo um programinha a começar num belo brunch, seguido de uma visita ao museu que escolherem, passando para um café/chã para aquecer. Será um dia diferente e que podem partilhar com amigos/família/namorades.
Fazer uma maratona de filmes
Muitas mantas, doces e bebidas quentes são um ótimo aconchego para fazer uma maratona de filmes. O clássico e o meu favorito para maratonas são mesmo os 8 filmes de “Harry Potter”, mas também podem ver “Velocidade Furiosa”, “O Padrinho”, “Shrek”, “O Diário de Bridget Jones”, alguns clássicos da Disney, ou mesmo parte do nosso Bingo. Adaptem a escolha cinéfila ao vosso gosto e passem um dia em maratona (no sofá).
Passar o fim de semana fora
A tão dita expressão “ir para fora cá dentro” sabe muito bem no Inverno. Se tiverem a oportunidade de ir passar um fim-de-semana fora de casa, podem conhecer uma nova zona do país, enquanto usufruírem das comodidades de um hotel. Tentem escolher um com piscina interior e jacuzzi, para poderem usufruir da água quentinha enquanto faz frio lá fora.
Ir a um espetáculo
Seja um teatro, um concerto ou stand-up, ir a um espetáculo destes é um bom incentivo para sairmos de casa. Por vezes temos a ideia de que só conseguimos fazer estas coisas no verão, mas a verdade é que salas mais pequenas (como o Theatro Circo) oferecem programações muito boas durante estes meses de inverno.
Lareira, manta, livro
Bem, não seria eu sem uma sugestão que não envolvesse a leitura. Um livro é uma ótima companhia e uma forma maravilhosa de vivermos o inverno. O cenário ideal seria mesmo ler com a lareira acesa a ouvir o crepitar da lenha, mas não sendo possível, mete-se uma lareira a dar no YouTube – não, não aquece a casa, mas dá um certo conforto. Ligar uma velinha e fazer um chã podem ser bons complementos para esta leitura reconfortante.
Comecem a planear o Verão
Pronto, vá lá, não conseguem mesmo gostar de nada do inverno…então comecem a planear o Verão! Seja a planear viagens, ver destinos de férias, fazer moodboard no Pinterest ou fazer listas de coisas que querem fazer quando o sol aparecer.
Comments